quinta-feira, 27 de março de 2014

PESTO À GENOVESA FEITO NO PILÃO

Pesto à Genovesa feito no pilão


O tempo foi passando e fiquei mais de um ano sem escrever. 
Quando criei o blog foi porque  gosto muito de compartilhar receitas simples e que faço no dia a dia. 

Encontrar tempo para a família, trabalho e tudo o que a vida moderna requer de uma mulher é já um desafio e, nos últimos meses, o meu tempo ficou bem curto. 
O 2013, para mim, foi um ano muito movimentado.
Um ano de coisas boas e que me lembrarei com muita alegria. 
O 2014 iniciou bem complicado e bem menos alegre do passado, como se este constante desafio quisesse me desafiar ainda mais. 
Mas eis me aqui roubando um pouco do meu precioso tempo para dedicar à vocês esta receita que me segue desde de pequena: o Pesto à Genovesa. Uma tradição genovesa e de família
Em Gênova, bi anualmente, acontece um campeonato muito particular: O pestochampionship.
Onde 100 concorrentes de todo o mundo competem em golpes de pilão na preparação do pesto genovês de acordo com métodos tradicionais e usando ingredientes autênticos e genuínos. 

O concurso está aberto à todos: profissionais, amadores e curiosos na cozinha.
A concentração dos competidores onde o silencio é substituído  pelo som dos batimentos nos pilões de mármore, o perfume característico dos ingredientes e os óleos essenciais de manjericão que são liberados durante o batimento e que envolve o salão durante a manifestação è alguma coisa de especial.  
Deixo aqui as fotos que fiz em um treinamento de Pesto à Genovesa onde uma escola de cozinha organizou, em ocasião do 5° Campeonato Mundial de Pesto à Genovesa feito no pilão que acontecerá dia 29/03/2014.

Foi uma manhã  muito divertida onde cada um levou o velho pilão de casa ( em quase todas as casas de Gênova se encontra um) e se aventurou na velha tradição genovesa.
Aproveito, também, para deixar à vocês o endereço do site do campeonato e  da  receita em português.
Se um dia passarem por Gênova não deixem de experimentar esta delicia.
E quem sabe se, um dia, um de vocês não  participará  da competição. 
Se assim for os meus desejos de muito sucesso.



Esmangando o alho e os "pinoli"
























Alho e "pinoli" esmagados



Amassando o manjericão 























Todos concentrados

Começando a virar "pesto"



Adicionando os queijos parmesão e sardo e o azeite
Pesto feito


"Trofiette" com pesto




Nenhum comentário:

Postar um comentário