sábado, 7 de julho de 2012

Torta de trigo sarraceno





Quando chega a Primavera, e a temperatura melhora e as plantas  se enchem de flores, não existe  coisa melhor do que fazer um passeio e ficar a contacto com a natureza.
Em um destes, na  Primavera de 2011,  estivemos em "Piemonte"  bem perto do "Valle D'Aosta". 
Durante o almoço saboreamos queijos, frios, cogumelos, massas e pratos de carnes, típicos da região. No restaurante  que fomos tinha  uma Cantina muito bem fornecida e não pudemos deixar de saborear um ótimo vinho. Como sobremesa escolhemos uma torta de trigo sarraceno recheada com gelèia de "mirtilli rossi" (cranberries). Os cranberries, no Brasil, conhecidos como oxicocos, são frutos vermelhos típicos dos bosques.  O trigo sarraceno, ou trigo mourisco, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e macrobióticos ou lojas de produtos árabes. Além dos ingredientes citados, neste bolo, também vai nozes, avelãs e "pinoli". Os "pinoli" são as  sementes de um pinheiro tipico da região do Mediterrâneo com um sabor muito delicado e que dá aos  pratos um toque  inesquecível. Este bolo é característico pelo contraste entre o doce e rústico da massa e o azedo do recheio com  a gelèia que não deve ser excessivamente  doce. O recheio pode ser  substituído com outra geleia que tenha um sabor azedo.
Para quem quiser experimentar deixo aqui a receita:

Ingredientes:

  • 100g de farinha de trigo
  • 100g de farinha de trigo sarraceno
  • 50g de maizena
  • 150 de nozes, avelãs e "pinoli" ( de preferencia em partes iguais) 50g de cada
  • 6 ovos
  • 200g de açúcar 
  • 100g de manteiga
  • 1 dose de fermento em pó
  • 200g de gelèia de "cranberries"
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar
Forre com papel vegetal ou unte uma forma de bolo de cerca de 26 cm de diâmetro. 
Triture as nozes, as avelãs e os "pinoli". 
Bata as claras em neve.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Acrescente, sempre batendo, as gemas uma de cada  vez, até obter um creme bem macio.
Misture as farinhas e o fermento e peneire. Acrescente devagar ao composto  e misture delicadamente sem bater. Acrescente as frutas secas trituradas e misture. Por último  adicione as claras batidas em neve. Continue a misturar com movimentos delicados. 
Despeje a mistura na forma e asse, em forno prè-aquecido a 170°C, por cerca 40 a 50 minutos. Antes de tirar do forno faça a prova do palito.
Quando o bolo esfriar corte horizontalmente formando dois disco e recheie com a gelèia. Recomponha as duas partes e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Se preferir pode-se assar o bolo em uma forma de 24cm de diâmetro e cortar o bolo em três discos havendo assim duas camadas de recheio.
Ótimo se servido com creme de Chantilly.
Bom apetite!









Nenhum comentário:

Postar um comentário